como_escolher_servidor
A importância de se escolher corretamente um servidor

Colocar um site no ar hospedado em um servidor não é uma tarefa complicada. Pelo contrário, é até muito simples. Hoje há serviços e ferramentas gratuitas que permitem até mesmo os mais leigos a publicar seus conteúdos na Internet. No entanto, dependendo da finalidade do site, não basta apenas publicar.

É preciso ter um design adequado e responsível (que se ajusta aos diferentes formatos de tela), arquitetura leve, navegabilidade intuitiva, conteúdos relevantes, dentre outros. No entanto, um detalhe que pouca gente sabe é que a contratação do servidor é um fator primordial no bom desempenho de um site, principalmente se for um endereço focado em e-commerce.

As razões são muitas, o servidor precisa ser estável, precisa ter uma equipe de suporte capaz de resolver problemas com rapidez 24 horas por dia e 365 dias ao ano. Afinal, algumas horas fora do ar pode comprometer a indexação das páginas nos buscadores como o Google, Yahoo e Bing. E o pior, fora do ar, suas conversões são penalizadas, seja um contato que pode levar a fechar um negócio ou uma venda direta.

Outro cuidado que se deve ter com a contratação de um servidor é saber quem são os outros clientes alocados na mesma máquina. Muitas vezes acontece de um cliente “estourar” a capacidade de armazenamento com backups redundantes. Isso pode derrubar todos os outros sites hospedados naquele servidor.

E o pior, ferramentas de buscas são capazes de identificar o conteúdo dos sites hospedados no mesmo servidor. E se o amigo der a má sorte de ser “vizinho” de um site de conteúdo adulto (erótico), fatalmente terá sua indexação prejudicada.

Daí a solução para se ter total controle do servidor e não deixar que os demais sites possam te atrapalhar é contratar um servidor dedicado. Dessa forma, todo o servidor é exclusivo do cliente, o que anula o risco de queda por esgotamento de capacidade de armazenamento. E o melhor, o cliente não corre o risco de ter um site pornô ao seu lado, que além de comprometer o ranqueamento de suas páginas, ainda pode sobrecarregar o tráfego.

Descubra as vantagens dos nossos servidores e contrate o plano ideal para você.

Deixe seu comentário

Compartilhe o que você achou desse post