dominio site
O domínio certo para o nome do seu negócio

Ter um site (com bom domínio) de seu negócio na Internet é tão elementar quanto ter carvão para fazer um churrasco. Hoje, a empresa que não tem um espaço na rede não existe. Mas não basta apenas construir um site de qualquer jeito, que ele trará resultados positivos para seu empreendimento.

Pelo contrário, um site mal feito pode depor negativamente sobre seu produto ou serviço. Afinal, a primeira impressão é a que fica. E a porta de entrada de seu site é o domínio. O nome do site é fundamental para que ele seja eficaz.

O domínio é o endereço de um site. E quando se trata de um negócio, o domínio deve estar em consonância com o nome da empresa. No entanto, muitas vezes o nome de fantasia do empreendimento pode não ser o mais adequado.

No Brasil e no mundo inteiro a entidades que regulam os registros de domínios. No Brasil essa é empresa é o Domínio.BR. Ela é responsável pela disponibilização dos domínios que podem ter renovação anual, bienal ou até por 10 anos.

É recomendável fazer uma pesquisa sobre os domínios já existentes que se pareçam com o seu. Pesquise sites que atuam no mesmo ramo para saber se eles utilizam algum padrão de denominação, ou a forma que eles abreviam algumas da palavras para reduzir o tamanho da extensão que o internauta terá que digitar para acessar suas páginas.

No entanto, a melhor solução é fazer um diagnóstico de marca. Muitas vezes convém revitalizar o nome do negócio (se já existir fora do ambiente on-line) para saber se é necessário um reposicionamento que poderá ajudar ao negócio a ter mais sucesso.

Menos sempre é mais

Por exemplo, uma floricultura chamada: Floricultura Central Irmãs Jurema e Janice. Criar um domínio para esse empreendimento exige um certo esforço de elaboração para facilitar o acesso do internauta. Afinal seria impraticável o domínio: www.floriculturacentralirmasjuremaejanice.com.br.

Certamente ninguém conseguiria digitar a extensão de forma correta. Daí a solução e encurtar. Se o negócio for conhecido na região onde atua, certamente terá um “apelido”. Pode ser por exemplo: “Flora Janice” ou “Flora Jurema”.

Assim convém registrar os dois domínios: www.florajurema.com.br ou www.florajanice.com.br, que certamente será mais fácil para as pessoas que já conhecem o negócio e também para quem ainda vai descobri-lo o obter o endereço por alguma referencia.

Mas a regra simples e clara é: Mesmo que a grande maioria dos usuários busquem um endereço nos sites de busca, quanto mais simples e direto for o domínio, melhor para o negócio.  Nada de complicar!

Caso haja dúvidas de como registrar seu domínio, converse com a gente. Na JR Infra, além de hospedar seu site, nós também facilitamos o procedimento de registro de domínio. Conte com a gente!

Deixe seu comentário

Compartilhe o que você achou desse post