registro e hospedagem
Registro e Hospedagem de sites: Entenda a diferença!

Começando os seus negócios no universo digital e não sabe por onde começar? Ou quando se ouve os termos “Registro de domínio” e “Hospedagem de sites” você só consegue pensar: “o que será isso”? Este post vai servir exatamente para você empreendedor e curioso da tecnologia.

Vamos explicar tudo o que você precisa saber para diferenciar os dois e arrasar na internet com seu site.

O que é Registro de Domínio?

Primeiramente, iniciamos com o Registro de Domínio, que é basicamente o seu endereço na internet (o endereço é a parte que vai definir o seu site, é o que as pessoas vão digitar e encontrar quando buscar por você), onde seus clientes e assinantes poderão encontrar suas informações online. Simplificando: é aquele “www.suaempresa.com.br” que você digita quando quer acessar alguma coisa. O registro se divide em duas partes, que são o endereço em si e o TLD.

Antes de explicar o que é TDL e te dar algumas dicas de endereço, é importante você saber que para você ter o seu registro é necessário verificar a disponibilidade do endereço que você busca. Você pode fazer isso aqui.

Dicas para o endereço do seu site

É importante que você coloque um nome acessível, que você saiba que será fácil do seu público te encontrar. Leve em consideração o contexto em que você está inserido, e também seja objetivo, às vezes escolher um nome muito comprido ou elaborado pode ser um problema na hora de identificar quem você é online.

O que é TLD?

Top level domain, mais conhecido como extensão de domínio, é a parte do endereço que vem depois do nome que você escolheu colocar. São os “.com”, “.com.br”, “.net”, “.info” e etc. Nesta parte, também é muito importante que você leve em consideração o meio em que o seu negócio está inserido e escolha uma extensão que irá combinar com seu objetivo, além obviamente, do mercado que você procura atingir.

Por exemplo, se seu plano é internacionalizar seu negócio, usar só o “.com” é uma boa opção, ou se você possui uma loja, o “.store” pode ser a escolha ideal. Você pode conferir todas as nossas opções de extensão clicando aqui.

O que é Hospedagem de sites?

Registrado um domínio, o próximo passo é escolher uma hospedagem. A hospedagem de sites é o espaço que o seu site vai ocupar, que vai permitir que seja acessado de qualquer lugar do mundo. Uma hospedagem envolve diversos servidores, banco de dados e outras estruturas que garantem que o seu site fique disponível.

Portanto, primeiro você precisa registrar um domínio para depois contratar uma hospedagem e criar um site, seja pelo criador de sites ou contratando uma empresa para criar sua página.

Mensal, semestral, anual? Como funciona a contratação de domínio e hospedagem?

O registro de domínios é feito geralmente de forma anual, você paga uma taxa ao registro e depois continua pagando uma vez por ano, para a manutenção do endereço.

Já a hospedagem pode ser contratada e paga mensalmente ou anualmente. Podem existir descontos em realizar o pagamento anualmente. Além disso, uma das vantagens do pagamento por um período mais longo é a tranquilidade de saber que seu site não sairá do ar caso você se esqueça de pagar.

Deixe seu comentário

Compartilhe o que você achou desse post