SEO e hospedagem de sites
SEO é afetado pela hospedagem se sites, saiba como.

É importante para quem busca posicionar seus sites, produtos e páginas no topo das posições do Google procurar saber tudo sobre o ranqueamento SEO certo?! Se você já leu muita coisa a respeito, já sabe como a Hospedagem se sites pode afetar seu posicionamento?

A importância da hospedagem de sites no sucesso do SEO dos sites surgiu graças a uma mudança de algoritmos no Google em Abril de 2010. Nessa mudança o Google incluiu um novo fator nos algoritmos de classificação de pesquisa: a velocidade ou desempenho do site.

Em mais detalhes, eis aqui alguns fatores para um bom posicionamento:

  1. Desempenho
  2. Segurança
  3. Tipo de hospedagem
  4. Uptime/Downtime
  5. Localização

Imagine comigo, você criar um site otimizado com scripts e arquivos com tamanhos super reduzidos, mas sua hospedagem de sites deixa seu site off-line, ou atrasa o carregamento das páginas, do que adiantaria?

Pois é, a hospedagem de sites tem um papel importantíssimo na qualidade do seu site ou negócio. Por isso a importância de escolher um provedor confiável.

Desempenho

De modo geral, quanto maior for a quantidade de memória RAM, largura de banda e a capacidade de processamento do servidor melhor será a performance do seu ambiente.

Se em uma hospedagem compartilhada você tem esses recursos distribuídos, no servidor dedicado isso não acontece, são 100% dos recursos no seu site.

Existem diversas configurações (otimizações) que podem ser feitas para ter um impacto positivo na velocidade do seu site, como a utilização de uma rede de distribuição de conteúdo (CDN), compressão Gzip e a otimização das imagens.

Segurança

Quanto maior o risco de seu site for invadido, maiores são as chances de seu site perder posições nos buscadores. Evite que isso aconteça, o processo de recuperação pode ser longo.

Opte por um provedor seguro, com medidas de segurança confiáveis, com especialistas a disposição e com serviços gerenciados.

Uptime/Downtime

Seu site está fora do ar? Isso é um sinal de hospedagem de sites não confiável. Além de prejudicar suas vendas, em caso de E-commerce, o SEO será afetado.

O que acontece é o seguinte, ao fazer uma consulta no seu site, o mecanismo de busca não encontra nenhum conteúdo e é notificado, fazendo a página perder Autoridade de Página e de Domínio – relevância no SEO.

Localização

Embora não tenha tanta relevância, a localização do servidor tem importância no SEO. Por exemplo, se você tiver dois sites, um na China e o outro no Brasil, e quer ganhar melhores posições no Google Brasil, o site hospedado no Brasil tem mais relevância.

A localização é de fato importante para o SEO, alguns indicadores do Google:

  1. O domínio tem relevância para o SEO (sinal forte);
  2. Segmentação Geográfica (escolher o país do seu site);
  3. Localização do Servidor (sinal fraco – por conta das CDNs ou Otimizações).

Então se você quer ganhar destaque no Google Brasil, procure os domínios .br, selecione a segmentação do seu site para PT-BR e procure uma Rede de Distribuição de Conteúdo com servidor na região.

Existem também outros sinais, como número de telefone (DDD) e idioma, por exemplo.

Tempo de Carregamento (LoadSpeed)

O tempo de carregamento de um site ou LoadSpeed, é relacionado a diversos fatores, como a forma que ele é desenvolvido (código), as otimizações, e a hospedagem de sites.

O provedor do seu site pode ser otimizado e com configurações (hardware e software) de alto desempenho.

Configuração de Hardware da Hospedagem de Sites: alguns recursos a nível de hardware que pode melhorar a velocidade de abertura do seu site:

  • CPU
  • Memória (RAM)
  • Disco Rígidos (HD ou SSD)

Não vou entrar em detalhes de cada item. Mas uma CPU com alto nível de processamento, quantidade alta de memória (gygabyte) e discos SSD são fatores decisivos para um site de alto desempenho. A Jr infra conta com essa tecnologia.

Configuração de Software da Hospedagem de Sites: além dos recursos de hardware, as otimizações de software na hospedagem de sites favorecem o seu site, confira alguns:

  • Servidor Web (HTTP / HTTPS) (NGINX / APACHE)
  • Banco de dados (PERCONA MYSQL)

Configuração de Segurança da Hospedagem de Sites: falando em SEO não podemos deixar (nunca) de lado a segurança.

Alguns fatores de segurança que fazem seu site perder posição nos buscadores:

  • Envio de e-mails maliciosos;
  • Certificado SSL (levado em consideração pelo Google);
  • Firewall;
  • Site com Malware;

Cloudlinux: é um software usado para restringir a quantidade de recursos que um usuário individual pode acessar no servidor.

Isso faz um Ambiente Virtual Leve (LVE – Lightweight Virtual Environment), possibilitando a limitação de recursos do servidor, como CPU e RAM para cada LVE.

Essa configuração impede que determinadas contas utilizem recursos demais.

SiteLock: para ajudar proteger seu site, o SiteLock oferece proteção completa do seu site usando o WAF – Web Application Firewall.

Ele identifica arquivos maliciosos (malwares). Também faz varredura em todos os arquivos da sua hospedagem de sites afim de encontrar ameaças.

Ferramentas para testar a velocidade do seu site

Você pode verificar as velocidades de carregamento das páginas do seu site com essas ferramentas que separei:

  1. PageSpeed do Google
  2. Pingdom
  3. GTmetrix

A importância da Hospedagem de Sites

hospedagem de sites em uma analogia seria o terreno onde sua casa foi construída. Toda sua casa depende da estrutura do terreno, toda a experiência dos usuários, os contatos gerados, os produtos e as vendas fazem parte da base do seu site.

A SECNET procura o aperfeiçoamento constante na especialização em diversas áreas, tendo como objetivo entender a necessidade do seu negócio.

Antes de contratar um serviço Cloud da SECNET, é feito uma demonstração gratuita em um ambiente paralelo para você avaliar o desempenho entre o seu plano atual e o da SECNET.

A SECNET não está preocupada só com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

Conclusão

Agora que você já sabe que a hospedagem de sites afeta o desempenho dos sites e consequentemente o SEO, é importante lembrar os Insights:

  1. Os fatores para isso acontecer: desempenho, segurança, tipo de hospedagem, Uptime/Downtime e Localização do servidor;
  2. O tempo de carregamento do seu site precisa ser otimizado;
  3. Compare as hospedagem de sites;
  4. Priorize Segurança e Desempenho;
  5. O barato sai caro;

Avalie muito bem o serviço da hospedagem de sites, faça testes, perguntas e não procure a solução mais barata. Essa escolha tem um grande impacto no seu negócio, tanto no seu site, quanto no marketing e nas vendas.

A JR INFRA conta com segurança, velocidade e desempenho para auxiliar ao site a chegar nos melhores posicionamentos SEO. Conheça nossos planos aqui.

 

FONTE

Deixe seu comentário

Compartilhe o que você achou desse post